Um tempo atrás, quando conheci um plugin para wordpress chamado WordLift comecei a passar da teoria da Web Semântica para a prática.

Escrevi este post (em inglês) sobre a minha visão do uso de ferramentas de aplicação de dados estruturados em conteúdos.

O que é Web Semântica?

Web Semântica é um movimento colaborativo para organizar a informação de maneira legível para computadores e máquinas através de padrões de formatação de dados como o RDF (Resource Description Framework)

Web Semântica e as Fake News

Mas agora, depois de muito estudar e praticar, encontro mais ferramentas interessantes e uma aplicação prática fundamental:

Através da marcação do conteúdo com dados estruturados ajudar aos buscadores e aos humanos combaterem as Fake News.

Fonte da imagem: https://www.noticiasaominuto.com.br/mundo/470111/fake-news-e-eleita-palavra-do-ano

Essa é uma daquelas ideias que quando eu vejo logo penso: por que nunca pensei nisso?

Mas o que é Linked Data e o seu relacionamento com o conteúdo?

A Web Semântica é uma Web de Dados — de datas e títulos e números de peças e propriedades químicas e qualquer outro dado que se possa conceber. A coleção de tecnologias da Web Semântica (RDF, OWL, SKOS, SPARQL, etc.) fornece um ambiente onde o aplicativo pode consultar esses dados, extrair inferências usando vocabulários, etc.

No entanto, para tornar a Web of Data uma realidade, é importante ter a enorme quantidade de dados na Web disponível em um formato padrão, acessível e gerenciável pelas ferramentas da Web Semântica.

O poder dos vocabulários

Construir conteúdos na web usando vocabulários como o Schema.org, uma coleção de termos cada vez mais compreendidos pelos motores de busca, nos permite, em poucas palavras contextualizar dados para que pessoas (redatores, especialistas em marketing e etc) e os motores de busca (Google, Bing, Yandex, Yahoo !, e outros), possam inferir sentido dos conteúdos através de seu entendimento da natureza (Semântica) de Classes (Tipos de Entidade) e Propriedades (Relações ou Tipos de Relacionamento) que são descritos nos vocabulários.

Neste artigo Kingsley Uyi Idehen faz alerta que você que me lê deveria prestar muita atenção:

Toda marca importante neste planeta deve começar imediatamente a tirar proveito do SEO semântico. É a única rota efetiva para o tipo de agilidade que desejávamos desde os investimentos maciços em Presença na Web.

Formado em Publicidade e Propaganda com 20 anos de experiência em Criação e Gestão de conteúdo digital. Pesquisador da semântica e dados conectados.

Formado em Publicidade e Propaganda com 20 anos de experiência em Criação e Gestão de conteúdo digital. Pesquisador da semântica e dados conectados.