https://pixabay.com/photo-1541151/

Bolsonaro vs Haddad: dicas do Emicida

Uma mensagem de Emicida para o presente e para o futuro do Brasil

Esta mensagem que eu copiei e colei abaixo vem do Twitter do Emicida. Eu preciso que você leia.

Aos progressistas/democratas que assim como eu tem preocupação com o destino da maioria do país. Visão memo, no limite da humildade, idéia de progresso, sai na rua e vai falar com as pessoas. Menos vaidade acadêmica e hashtag da moda e mais empatia real com o desespero alheio.

A vitória de Trump nos Eua, era anunciada semanas antes, justamente por que seus antagonistas ficaram confortáveis em suas bolhas analisando a população como objeto de pesquisa e não como seres humanos com medos reais e esperanças ameaçadas, por um tempo bastante dificil.

Existe uma pseudo-militância progressista bastante vaidosa e barulhenta, que tem uma visão problemática, burguesa, distante e bem perigosa a respeito de quem não frequenta os mesmos ambientes que eles, em geral ambientes acadêmicos.

Por isso, digo no limite da humildade, saiam na rua e conversem com as pessoas com respeito e empatia real, não como senhores da verdade, não fiquem tentando enfiar pautas complexas até pra nóiz, goela abaixo das tiazinhas de 70 anos q só querem q funkeiros abaixem o volume…

Fala-se mto sobre masculinidade tóxica aqui ( virei papo cabeça já rs), essa masculinidade é tida como sinonimo de força, homens, mulheres (e gays tb) a incorporam para defender suas familias. Isso se torna um valor e pra muitos nas beiradas da cidade, é tudo o que se tem…

Qnd essa vaidade d vcs, desconsidera ou minimiza a frustração e o medo do cidadão pobre, cansado de tudo (cansaço fisico + psicológico + emocional REAL) cansado entre outras coisas d tomar enquadro e tb d ter seu celular d 400 golpes roubado por 1 moleque q devia ta na escola

Esse irmão e essa irmã se sentem castrados, querem ter de volta sua força roubada. Não temos uma tradição respeitável de diálogo, não há um periodo violento nesse país que tenha feito 1 processo sério de conciliação. O natural daqui é ver no autoritarismo uma solução prática.

É um risco, reconhecido por muitos, mas uma guinada desesperada por uma mudança necessária. Talvez esse o único ponto pacifico de 2018, as coisas precisam mudar. A discordância nasce das sugestões de por qual caminho.

As pessoas pobres/pretas sabem dos perigos do discurso, sabem do quão é arriscado dar carta branca pras policias matarem +, mas elas tem preferido arriscar nessa loteria ao contrário, onde o sorteado se fode. Pq a probabilidade de punir real o bandido lhe parece maior.

Junta isso com as conciliações/reparações sérias não feitas que falei antes ( escravidão/genocidio indigena/ditadura militar etc) 1 judiciário de imparcialidade questionável, uma mídia hegemônica irresponsável que rifa o destino do país junto ao que há de pior na politica

E temos o que temos hoje. Uma eleição que está no segundo turno onde fala-se mais de venzuela e cuba, do que do brasil, tudo precisa ser ultra contextualizado mas o tempo é de descontextualização. Fica dificil saber em quem confiar, até pra nóiz que estudamos história direito rs

Digo isso pq tava a uns dias c/ 1 parça da brasilândia que ja apanhou da pm de graça, mas q disse que ia de 17, tivemos uma conversa da hora, ele falou os pontos dele eu disse os meus ( ganhei dele pq sou mc de batalha ) e vi que ele tava apenas desesperado. Tem mta gente assim

Eu rodo esse país, vejo muito isso e isso é legítimo, por isso peço, ultrapassem as hashtags da moda ( fascista/racista/homofóbico ) e conversem respeitosamente ( onde houver possibilidade de dialogo ) com nossos irmãos e irmãs.

Tem abutre de toda sorte querendo ver o circo pegar fogo, pessoas que merecem essas hashtags ali de cima, acho que bolsonaro tem realmente esses valores questionáveis, mas não caiam na generalização simplista de achar q a favela toda virou fã de hitler. Tem + camadas aí

É um tempo dificil, não há solidez em quase nada para podermos firmar algo. Tem muita gente se sentindo sem chão e tentando se agarrar a qualquer coisa que lhe pareça ter alguma solidez. Se pra nóiz q vive confortavelmente tá estranho, imagina pra quem tá na beirada da cidade.

Se até a gente que compreende a importância do partido dos trabalhadores no país, tem duras criticas a ele, imagine as pessoas que estão sendo fuziladas com informações falsas 24 horas por dia.

Transcendam o digital, essa eleição por incrível q pareça tem o ódio como módus operandi, mas vai ser definida pelo amor. O amor nos faz lutar como feras e por medo de ver ferimentos em quem amamos, tomamos medidas desesperadas. Converse. Respeite. Busque ver pelos olhos alheios.

Falei pra caraio. Eu só queria dizer que o Brasil é mais complexo do que ambos os extremos do campo politico conseguem perceber. Eu vou de haddad 13, por que não há um futuro positivo que não começe por uma escola, o momento é de educação. Obrigado pela atenção de sempre rapa!

Essa mensagem veio desta sequência de tweets, importantíssimas mensagens, fundamentais para todos que queriam estar passando por momentos menos medrosos, odiosos e com mais debates fundamentais.

--

--

Formado em Publicidade e Propaganda com 20 anos de experiência em Criação e Gestão de conteúdo digital. Pesquisador da semântica e dados conectados.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store