// Dicas de Carreira para o Advogado Iniciante vamos tratar do início. O começo do sucesso na sua profissão: a escolha da Faculdade.

\n

Será que existe “A Faculdade certa”?

\n

Ou será que é o aluno que transforma a Universidade onde estuda no lugar certo?

\n Isso é possível?

\n Vamos analisar alguns aspectos desta escolha, as possibilidades que uma boa faculdade dá ao estudante e como você pode aproveitar cada uma delas.

\n A nossa intenção é lhe ajudar a se tornar, depois de anos de estudo, um profissional melhor preparado para os desafios de uma carreira jurídica.

\n Existem muitas possibilidades para incrementar a sua formação.

\n Existem também várias maneiras de aumentar o seu conhecimento geral, ao final de seu curso.”, “url” : “http://ift.tt/1SXEuX0" } // ]]>

No primeiro post da Série de artigos com Dicas de Carreira para o Advogado Iniciante vamos tratar do início. O começo do sucesso na sua profissão: a escolha da Faculdade.

Será que existe “A Faculdade certa”?

Ou será que é o aluno que transforma a Universidade onde estuda no lugar certo?

Isso é possível?

Vamos analisar alguns aspectos desta escolha, as possibilidades que uma boa faculdade dá ao estudante e como você pode aproveitar cada uma delas.

A nossa intenção é lhe ajudar a se tornar, depois de anos de estudo, um profissional melhor preparado para os desafios de uma carreira jurídica.

Existem muitas possibilidades para incrementar a sua formação.

Existem também várias maneiras de aumentar o seu conhecimento geral, ao final de seu curso.

A primeira a atitude a ser tomada é ter calma.

Escolher a sua profissão, esperamos, foi um processo tranquilo. Que você fez pesando os inúmeros fatores envolvidos.

Na época de seus pais, ter o ensino médio era suficiente para ter um bom emprego, alcançando estabilidade, mas o mundo mudou e hoje em dia a formação superior é só o começo de uma carreira.

Muitas vezes, como no caso da Advocacia, essa formação é continuada, ela nunca terá fim.

Portanto é preciso ter calma com o início da sua profissão, já que provavelmente você, advogado iniciante, será um eterno estudante do Direito.

Se não tem fim, para que atropelar no começo?

O mercado está inflado. Mas e daí?

Muitas profissões já estão saturadas, isso é um fato e não é exclusividade do Direito.

Se você optou por ser advogado provavelmente não tem medo de encarar desafios, e colocar-se no mercado, ao final da Faculdade é só mais um deles.

Existem novas exigências na formação do profissional, e cursar uma especialização, ter atividades extracurriculares, participar em associações de classe, como ONGs e até mesmo trabalhos voluntários são novas maneiras de incrementar seu currículo, já na Faculdade.

Tudo isso contribui para uma formação mais global, formando não só um bom advogado, mas um ser humano.

Se você quer se destacar dos demais, vai precisar fazer mais do que seus pais fizeram.

Respire livros, coma livros. Viva deles.

O advogado em início de carreira já necessita ter uma bagagem de leituras acima da média dos outros profissionais (talvez só suplantada pelos médicos).

Para começar bem a sua carreira jurídica você deve gostar muito de ler (se não gosta, precisa desenvolver esse amor).

Escolher uma faculdade com uma excelente biblioteca é uma das dicas que podemos lhe dar. Visite as Universidades antes de fazer sua escolha e vá direto na área de livros jurídicos.

Eles são atualizados? Na quantidade suficiente? A variedade de conteúdos é boa?

Você vai precisar aproveitar a biblioteca de sua Universidade, nela vai encontrar a fonte para sucesso.

Leia muito, leia de tudo.

Nem tudo são aulas.

O que se aprende em sala de aula é importantíssimo, mas ela não é a única fonte de informação para seus estudos.

As atividades extra-classe são um complemento fundamental. Elas vão desde aulas de uma língua estrangeira, à participação em oficinas e palestras promovidas pelas mais diversas faculdades da sua e de outras universidades.

Fique por dentro do que acontece a sua volta, não só no seu curso, mas em outros também.

A Faculdade que quer cursar traz profissionais de renome para falar para os alunos? Existe algum programa de palestras contínuo?

O tempo todo, em várias instituições, palestras sobre os mais variados temas, são divulgadas. Os estudantes devem ficar atentos para não perderem oportunidades que podem ser decisivas posteriormente. Além de serem uma ótima fonte de informação é nesses eventos que você vai conhecer as pessoas que podem ser seus chefes e parceiros de negócios no futuro.

Ao escolher uma Universidade que oferece eventos como estes, você já sai na frente.

Fique atento para as oportunidades extraclasse que sua Faculdade oferece.

Expanda o seu conhecimento.

Fazer cursos extras, em outras faculdades de sua Universidade, é uma excelente forma de suprir as falhas que o seu curso possa ter.

Lembra que falamos que o advogado precisa saber e gostar de ler?

Cursos como Letras abrem vagas para cursos de verão que lhe ajudam a melhorar a sua fluência escrita, o conhecimento de literatura e outras características fundamentais para o universitário.

Uma característica importante de um bom advogado é comunicação, tanto na forma falada quanto na escrita.

Conhecer as regras gramaticais da Língua portuguesa e saber se comunicar de maneira clara e objetiva não é um extra, é uma obrigação.

E se você tem problemas para falar em público?

Pode parecer estranho mas um bom curso de Teatro pode lhe ajudar a enfrentar o medo de falar para as pessoas.

Artigo Relacionado: 

Escolha a Faculdade certa mas saiba que ninguém vai correr atrás do seu sonho por você.

O estudante atento deve procurar se formar dentro e fora da universidade. Faça cursos, se envolva nas atividades promovidas pela própria instituição de ensino, participe das seleções para estágios.

Muita coisa mudou no mercado profissional e vai continuar mudando, mas algo é certo, quanto mais qualificado você for, mais chances terá de se realizar na profissão que escolheu.

Mantenha o foco!

O que você quer é se tornar advogado, correto?

Então todas as suas escolhas devem ser feitas para alcançar esse objetivo.

Não saia atirando para todos os lados, sem um foco definido. Desenvolva a suas características humanas e culturais. Se prepare tecnicamente, foque nas aulas e expanda fora delas.

Mas mantenha o foco: ser um advogado iniciante daqui a pouco tempo e em breve, um grande advogado!

Esperamos ter mostrado que a escolha da faculdade certa é mais ampla do que somente um lugar para cursar Direito, onde você pode pagar as mensalidades. Existe muito mais coisas envolvidas nesta escolha.

O que achou? Deixe seu comentário aqui embaixo do post!

Neste primeiro artigo da série Dicas de Carreira para o Advogado Iniciante falamos do início de qualquer carreira: a importância da escolha de uma boa faculdade, no próximo artigo o assunto será:

Estudos: dicas para começar a faculdade com tudo, usando técnicas modernas para estudar mais e melhor.

Até lá!

O post apareceu primeiro em .

Blog, Jovem Advogado, advogado, advogado inicio de carreira, Aluno, Associação, Biblioteca, carreira jurídica, Classe social, Conhecimento, Dicas de Carreira Advogados, Direito, Ensino fundamental, Ensino público, Ensino superior, Escola, Estudo, Faculdade, finanças, Informação, Instituição, Mercado, Mercado de trabalho, Organização não governamental, Pessoa (direito), Pós-graduação, Profissão, Qualificação profissional, Relação de emprego, Trabalhador, Trabalho voluntário, Universidade

Formado em Publicidade e Propaganda com 20 anos de experiência em Criação e Gestão de conteúdo digital. Pesquisador da semântica e dados conectados.

Formado em Publicidade e Propaganda com 20 anos de experiência em Criação e Gestão de conteúdo digital. Pesquisador da semântica e dados conectados.