Espiritismo e Inteligência Artificial

Como o uso da Inteligência Artificial vai mudar a forma como estudamos o Espiritismo.

A cerca de dois anos atrás comecei a trabalhar com um grupo de pessoas que já seguia de longe, consumia os vídeos que eles criavam, assistia aos shows que eles faziam. Esse grupo é o Portal SER.

O SER é uma organização religiosa, dedicada à divulgação e à vivência do Espiritismo em seus aspectos filosófico, científico e religioso, que tem na pessoa do Haroldo Dutra Dias, uma das pessoas mais conhecidas.

Quando comecei a acompanhar os estudos do Haroldo, na época no Youtube, me sentia muito grato em poder aprender e evoluir como espírito com a ajuda do trabalho de todos.

Até que um dia eles criaram uma plataforma (o Evangelho e Espiritismo) para agrupar a arte e o conhecimento espírita em um só lugar onde, através de assinaturas, pessoas do mundo todo tivessem acesso a palestras, estudos e vídeos espíritas da mais alta qualidade.

Foi nessa época, que recebi uma mensagem deles me convidando para uma conversa, e para encurtar a história, cá estou como voluntário do Espiritismo TV (novo nome do site).

Mas o que tudo isso tem que ver com Inteligência Artificial?

O pessoal do SER sempre foi muito criativo e sempre tem a vontade de ir além na divulgação da Doutrina Espírita. Várias novidades na plataforma de vídeos espíritas que eles criaram mostram isso.

E é aqui que a I.A. entra em ação!

O convite do que pessoal do SER nos faz é: Que tal aprender Espiritismo perguntando?

Em 2017 o Instituto SER lançou um projeto com o livro “O Consolador”, onde a comunidade espírita foi convidada a repensar as perguntas feitas a Emmanuel.

Agora a comunidade é novamente convidada para colaborar mais uma vez, mas desta vez através de um game, que é feito através do Whatsapp, com a mesma proposta, mas desta vez com “O Livro dos Espíritos”.

O Jogo consiste em você receber uma pergunta e resposta de O Livro dos Espíritos e pensar em uma forma diferente e refazer as perguntas que Kardec elaborou para os espíritos.

Isso vai ajudar a treinar uma Inteligência artificial, além de ser um ótimo estudo!

Um pequeno detalhe técnico: para construir a “Inteligência Artificial” é preciso “treinar” um programa de computador que “aprende” através da inserção de milhões de dados em seu banco de dados.

É isso que você vai ajudar a fazer! Treinar uma Inteligência Artificial Espírita, especializada primeiramente no Livro dos Espíritos e que vai, depois de pronta, ser usada em projetos de estudos por todos os espíritas, porque o projeto deverá ser liberado para uso gratuitamente.

Como funciona esse jogo?

O Jogo tem quiz, perguntas, você vai acumulando pontos. O pessoal do Portal SER promete mais novidades em breve!

Para contribuir com o projeto basta adicionar nos contatos do seu Whatsapp o numero 319534–9791 e enviar um “oi” que o Prof. Rivail vai te guiar!

Formado em Publicidade e Propaganda com 20 anos de experiência em Criação e Gestão de conteúdo digital. Pesquisador da semântica e dados conectados.

Formado em Publicidade e Propaganda com 20 anos de experiência em Criação e Gestão de conteúdo digital. Pesquisador da semântica e dados conectados.