Flat Design

Flat Design é uma evolução gráfica no design de interfaces, que vem se aproximando de uma tendência visual mais simples, minimalista, responsiva e vetorial. Essa evolução é a pura simplicidade dos elementos, da clareza do layout. Se distingue por suas formas cleans e planas. Cada elemento ou caixa é nítido. Nada realista é adicionado.

O Flat Design baseia-se na redução de elementos desnecessários, apelando para um visual mais intuitivo e fácil de utilizar. Deste modo, através dessa técnica fica muito mais fácil alcançar o sucesso de um site: reduzir as distrações e deixar o conteúdo mais evidente, o que é muito importante nos dias atuais. Se um aspecto não serve a nenhum propósito funcional, é uma distração da experiência do usuário. Esta é a razão para o caráter minimalista de desenho plano.

Para criar um site com base nos conceitos de Flat Design de forma eficaz, todos os elementos de design devem ser centrados sobre a ideia de simplicidade e função do elemento.
· utilização de cores sólidas;
· tipografia nítida;
· contraste bem definido;
· espaços em branco exagerados;

No entanto, só porque ele não tem qualquer design chamativo não significa que este estilo é chato. Imagens simples transmitem mensagens de forma mais rápida do que ilustrações detalhadas. Ícones podem indicar ações ou propósitos universais de fáceis compreensões.

Interfaces sob a estética do Flat Design acompanham a evolução humana e tecnológica, e podem trazer elementos representativos com metáforas de objetos do nosso cotidiano, da nossa atual conjuntura.
Então para entender o flat design em poucas palavras, é só ter em mente, que as novas gerações são organicamente digitais, e cada vez mais, o menos é mais.

Originally published at projetomeusite.com.br on September 18, 2016.

Formado em Publicidade e Propaganda com 20 anos de experiência em Criação e Gestão de conteúdo digital. Pesquisador da semântica e dados conectados.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.