Google confirma ampla atualização do algoritmo principal

O Google confirmou oficialmente que lançou uma atualização de qualidade de pesquisa importante. De acordo com a declaração, o foco não é rebaixar conteúdo ruim, mas sim em fornecer resultados mais relevantes.

Se você toma conta de Sites, tem projetos online que dependem do ranking orgânico (se não depende, precisa de um gestor para o seu SEO), fique de olho em quedas no seu ranking.

Vamos analisar o comunicado do Google

O objetivo da declaração oficial do Google foi comunicar pontos principais:

  • Confirmar de que uma atualização de algoritmo aconteceu.
  • Confirmar de que é uma atualização importante do algoritmo.
  • Comunicar que a mudança foi para melhorar a forma como o Google relaciona resultados relevantes a consultas de pesquisa.
  • Mostrar que se seu site perder ranking não perdeu por causa da má qualidade.

Esse update é algo que podemos considerar como geral, que não tem impacto por conta de coisas específicas, como a velocidade do site. Veja nesse debate, também no Twitter:

O que Danny Sullivan quer dizer é que você precisa ter conteúdo de qualidade (além de todos os outros aspectos resolvidos!). O próprio Google tem um guia com muitos aspectos que fazem um conteúdo de qualidade.

Você pode baixar ele aqui:

https://static.googleusercontent.com/media/www.google.com/en//insidesearch/howsearchworks/assets/searchqualityevaluatorguidelines.pdf

Existe um debate na comunidade internacional de SEO o que fazer com esse update, e a conclusão (que eu concordo) é esperar.

Sempre existem problemas em updates desse tamanho e muitas vezes o Google faz correções (que eles chamam de refresh) para acertar algumas coisas.

Por tanto se o seu site, ou de seus clientes cair, prenda a respiração e aguarde um pouco.

Eu gosto dessas dicas dados pelo Search Engine Journal:

Aqui está o que você deveria fazer:

  • Se você vir um resultado de pesquisa ruim, estude-o. Tente entender por que uma página irrelevante está no topo.
  • Se o seu site caiu no ranking, espere. Os resultados da pesquisa podem mudar. A mudança pode vir em dias. Às vezes as maiores mudanças acontecem em dez dias.
  • Se o seu site perdeu rankings, estudar os melhores desempenhos. Tente entender por que os usuários podem sentir que determinado site é mais relevante. Isso lhe dará uma visão de como o algoritmo pode ter mudado.

Fique calmo e tente pensar primeiro no que está acontecendo antes de colocar a culpa em algo que fez. Tentar entender o padrão de comportamento dos usuários e como o algorítimo impacta nas SERPs é fazer Otimização de verdade.

Vamos acompanhar então…

Formado em Publicidade e Propaganda com 20 anos de experiência em Criação e Gestão de conteúdo digital. Pesquisador da semântica e dados conectados.

Formado em Publicidade e Propaganda com 20 anos de experiência em Criação e Gestão de conteúdo digital. Pesquisador da semântica e dados conectados.