Pensamentos de Miroslav Volf sobre COVID-19

Recebi este email e decidi compartilhá-lo com todos. Eu acho que é uma mensagem importante.

Alexander Rodrigues Silva
4 min readMar 30, 2020

--

A mensagem é essa:

Amigos,
O mundo inteiro vive hoje sob uma nuvem ameaçadora de uma pandemia.
Em resposta ao COVID-19, estou publicando uma série de podcasts com meus colegas no Yale Center for Faith & Culture. Estamos chamando de “Pela vida do mundo”. Eu lancei o primeiro episódio hoje. Na próxima semana, estará disponível onde quer que você ouça podcasts.

Ficaria honrado se você se inscrevesse e pensasse conosco sobre o que a vida verdadeira pode significar na época do COVID-19. Vamos lançar um novo episódio todo sábado. Obrigado por ler e ouvir. Estou animado para compartilhar nossas futuras conversas com você.

Você pode clicar aqui para ouvir o primeiro episódio de “Pela vida do mundo”.

A batalha contra a pandemia é realizada principalmente por cientistas (vacina e cura), epidemiologistas (rastreando a distribuição e trabalhando para controlar a disseminação), médicos e enfermeiras (tentando ajudar os doentes), políticos (implementando as medidas necessárias e mantendo o país) economistas e empresários (certificando-se de que os bens básicos sejam produzidos e distribuídos), etc.

A fé cristã — e a teologia — parecem ter pouco a contribuir para esses esforços, exceto para apoiá-los. Muitos de nós são chamados a ficar em casa, a nos proteger — e a não colocar em risco os outros: o que se resume à higiene pessoal e ao distanciamento social.

Para nós, a pandemia parece ser uma grande interrupção na vida, como de costume. A vida, como sempre, é a frase-chave, pois, embora nossas vidas tenham sido severamente perturbadas, elas não foram interrompidas. Pois a verdade é que nossa vida continua e não pode ser interrompida; você não pode colocar a vida em pausa — pois você pode pausar um filme da Netflix porque algo aconteceu e, em seguida, retorne a ele e pressione o botão play.

A pergunta para todos nós é como convivemos com a perturbação e com a nuvem ameaçadora sobre nós? E a fé cristã — e a teologia — tem algo a dizer sobre esta questão.

Pois a questão central da fé cristã é que tipo de vida é digna de nossa humanidade? Como devemos viver nossas vidas como as criaturas de Deus que se revelaram em Jesus Cristo, o salvador que sofreu na missão de nos libertar do poder do mal que destrói a vida e tornar a vida verdadeira — vida abundante e florescente — possível.

Na tradição cristã, a questão da vida verdadeira nunca foi uma questão de poltrona — uma pergunta que aqueles cujas necessidades foram atendidas e cuja vida não está em perigo têm o luxo de perguntar.

A história de Natal descreve a vinda de Cristo ao mundo como “luz brilhando nas trevas” — trevas da opressão imperial, trevas da miséria, trevas de doenças incuráveis, trevas da fome, trevas da vulnerabilidade e precariedade de nossas vidas frágeis. (E que melhor ressaltar a fragilidade de nossas vidas do que uma pandemia!)

A pergunta sobre a vida verdadeira e florescente da fé cristã sempre foi sobre como podemos viver uma vida verdadeira, cercada por uma vida falsa. Vida florescente no meio de definhar — ou expressá-la com o salmista, “como cantar a canção do Senhor na terra estranha”.

A pandemia atual é uma terra tão estranha.
Podemos cantar nele, e o que cantamos pode ser a canção do Senhor?
Podemos vencer nossos medos para agir com coragem?
Podemos deixar de lado nossa auto-preocupação excessiva, que a ameaça tende a produzir em nós, e nos abrir para ajudar os outros?
Podemos viver bem com a solidão e o isolamento que a pandemia impõe a alguns de nós, sobretudo aos idosos?
Podemos aprender a viver confinados em espaços pequenos, como administrar tensões bem inevitáveis?

Podemos fazer melhor do que experimentar o tempo de confinamento como tempo “vazio”, tempo que só precisa ser preenchido para evitar o tédio: Netflix, lanches e mais Netflix e lanches?

Numa frase: podemos viver uma vida verdadeira sob uma nuvem que procura tornar nossa vida falsa?

A fé cristã tem recursos importantes para nos ajudar a viver como exilados em nossos próprios lares e em nossas cidades e vilas vazias.
Este é o momento de fazer a pergunta fundamental: sobre o que é essa nossa breve vida?

Como podemos viver para não trair nossa própria humanidade, e a humanidade de nossos entes queridos e vizinhos enquanto vivemos sob condições que a pandemia nos impôs.
A questão chave que consideraremos nesta série de conversas é: O que significa dizer neste momento que o Deus de Jesus Cristo, o curador dos enfermos, o crítico de poderes e o Salvador crucificado e ressuscitado, é nosso Deus?

Paz para você durante este período desafiador, e estamos ansiosos para compartilhá-los com você.

Miroslav Volf
Henry B. Wright Professor de Teologia Sistemática, Yale Divinity School
Diretor, Centro de Fé e Cultura de Yale

--

--

Alexander Rodrigues Silva

Especialista SEO e defensor da Web Semântica. Publicitário e Bibliotecário em formação, com mais de 20 anos de experiência no Digital.